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Sob o ponto de vista qualitativo, estão em constante mudança os traços que caraterizam o turista atual e do futuro, que sente uma necessidade absoluta de informação para orientar as suas escolhas em função da qualidade, experimentação, vontade de fazer férias ativas e de se deslocar preferencialmente para locais com produtos turísticos diversificados e complementares.

Vivemos uma conjuntura internacional complexa, enquadrada num contexto de forte concorrência e, por isso, o conhecimento é condição sine quoi non para o desenvolvimento de uma estratégia de promoção turística eficaz que se consiga traduzir no número de turistas que efetivamente visitam o destino. Para tal é necessário estar a par das novas tendências, gostos, estilos de vida e a forma de consumir e comprar dos novos viajantes. Nesta perspetiva, os estudos são fundamentais para quem trabalha o setor.

É com base neste pressuposto que o IPDT trabalha desde a sua fundação, levando a cabo diversos estudos que permitem aumentar o conhecimento do mercado e do setor. Em 2006, lançou o Barómetro do Turismo, um projeto pioneiro em Portugal que visa auscultar a opinião dos profissionais e responsáveis das organizações que atuam no setor do turismo e que conta com 69 edições.

Índice de confiança atinge valor mais elevado de sempre

O nível de confiança médio no desempenho do turismo nacional atingiu, em maio de 2023, os 84,3 pontos: o melhor registo de sempre em edições do Barómetro do Turismo. Segundo alguns membros do painel, Portugal continua a ser um destino com elevado apelo e todos os indicadores turísticos apontam para um crescimento sustentado, nomeadamente os referentes a aumento da procura e rentabilidade. Destinos como Madeira, Porto, Lisboa e Algarve deverão registar desempenhos muito positivos.

Num comentário à edição 69 do Barómetro, o Presidente do IPDT refere que “os resultados globais desta edição são muito positivos, refletindo a importância crescente do turismo e a sua capacidade em, rapidamente, recuperar de situações de grande dificuldade. Perante a forma como o turismo contribuiu para a retoma do país, é indiscutível que tem de ser visto como um dos grandes motores da economia nacional”.

Conheça aqui os resultados completos da última edição do Barómetro do Turismo.

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

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