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Branding é muito mais do que um “logo”.
Branding é o termo universalmente utilizado para designar o processo de construção de uma marca. Esse processo vai além da criação de uma simbologia com significado — inclui também a definição estratégica da identidade da marca, os seus valores, personalidade e posicionamento no mercado.
No caso dos destinos turísticos, considera-se que existe uma marca turística quando o mercado a reconhece e segue, as marcas que têm capacidade para captar a atenção e o desejo de potenciais visitantes, influenciando positivamente as decisões de viagem.
Porquê apostar em Branding Turístico?
O branding turístico é um investimento estratégico de grande valia para um destino dada a enorme capacidade de moldar a perceção dos viajantes e influenciar as suas decisões de viagem. Nesta medida, a criação de uma marca turística, desempenha um papel fundamental na diferenciação e na promoção de destinos turísticos por ser uma ferramenta de comunicação com uma grande capacidade de alcance.
Atração de Investimento
Um destino com uma marca turística forte, com caráter e amplamente desejada, é ‘meio caminho andado’ para atrair investimentos significativos conducentes à melhoria contínua do desempenho turístico, por via do desenvolvimento de infraestruturas e implementação de medidas de proteção dos recursos naturais e histórico-culturais dos lugares, mantendo a sua autenticidade, elevando assim o seu valor turístico.
Construção de Identidade
A construção da identidade de uma marca turística, significa encontrar uma personalidade única e inimitável, tal como a de uma pessoa. A ideia é encontrar elementos de singularidade e materializá-los num símbolo com alma, que seja capaz de estabelecer conexões emocionais duradouras com os seus admiradores e utilizadores. Isto é a base de um branding de sucesso.
Diferenciação e Competitividade
Num mercado turístico altamente competitivo, a construção de uma marca forte, com significado relevante do ponto de vista dos valores universais que integra, é essencial para a afirmação diferenciada de um destino turístico.
O trabalho de branding turístico extravasa a comunicação para o exterior. Tem que se sentir no destino e fazer parte da experiência proporcionada. A conexão com os turistas antes da viagem deve ser confirmada e intensificada in loco. Os turistas devem sentir que aquilo que lhes é proporcionado no destino corresponde exatamente ao que lhes foi mostrado através da marca.
Como desenvolvemos um projeto de branding para uma marca turística?
01. Análise
Com um olhar direcionado
Inicialmente , num projeto de branding, analisamos profundamente o destino: as suas características, a sua história, os seus recursos, os seus elementos únicos. Analisamos o mercado: tendências de consumo turístico que se coadunem com a oferta do destino; mercados de origem e a sua facilidade de chegar ao destino; e práticas de destinos concorrentes.
02. Posicionamento
Definição de um claim
Definimos a proposta de valor única do destino, assente na sua essência e definimos uma mensagem que vá de encontro às motivações dos mercados potenciais. O posicionamento da marca turística estabelece objetivos concretos de como o destino deve ser percecionado e desejado pelos visitantes.
03. DESIGN
Criação Gráfica
Definição da identidade visual para a marca turística do destino assente no seu posicionamento e nas mensagens que pretende transmitir aos seus potenciais visitantes. O logótipo e o desdobramento gráfico da marca em diversas aplicações, deve representar graficamente as experiências e as emoções possíveis de se viverem no destino.
Precisa de apoio na criação de uma marca turística?
Quais os outputs do trabalho desenvolvido?
01.
Brand Kit
Um brand kit é uma coleção de elementos visuais que inclui logotipo, cores, tipografia e outros elementos gráficos. O brand kit facilita o trabalho das equipas de design e marketing, auxiliando o processo de criação de materiais informativos e promocionais. O brand kit é o garante de uma apresentação coesa e uniforme da marca em todos os pontos de contacto onde ela é referida.
02.
Manual de Normas Gráficas
Este documento define as diretrizes visuais da marca, como o logotipo, a paleta de cores e a tipografia, para garantir a consistência da sua identidade visual. Essencial para proteger a integridade da marca, é uma ferramenta vital para fortalecer o reconhecimento e a imagem da marca junto do público.
03.
Plano de Comunicação
O plano de comunicação orienta a gestão da divulgação da marca, garantindo uma disseminação, mais ou menos segmentada, de acordo com o nível de alcance pretendido. O plano de comunicação pode ter objetivos de alavancagem de notoriedade, ou de reforço de presença da marca em mercados e segmentos específicos.
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O IPDT apoia municípios e empresas turísticas a planear, estruturar e fazer crescer projetos com impacto.
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