Skip to main content
  1. A importância da manifestação enquanto reflexo da identidade da comunidade, grupos e indivíduos que a praticam e se encontram associados;
  2. A importância da sua dimensão histórica, social e cultural na área territorial em que se insere;
  3. A relevância da manifestação para o desenvolvimento sustentável nos territórios onde se pratica;
  4. As atuais características do contexto de transmissão do saber-fazer, que acarreta riscos passíveis de comprometerem a sua continuidade, a curto e médio prazo;
  5. As medidas de salvaguarda e valorização preconizadas na viabilidade futura do saber-fazer em questão.

Este é um processo que conta com a assessoria do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, iniciado em 2021 e que pretende valorizar e preservar a Arte e o Saber-Fazer dos mestres construtores e pintores da Região de Aveiro que criam, todos os dias, aquela que é considerada “uma das mais belas embarcações existentes a nível mundial”.

A inscrição no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial é mais um passo em frente na ambição de elevar o “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” a património cultural imaterial da UNESCO, assumida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pelo IPDT, desde o primeiro momento do projeto.

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt