Skip to main content

O que é o turismo espacial?

Considerado um fenómeno recente, o turismo espacial consiste em viagens espaciais – na atmosfera da Terra – realizadas com o propósito de lazer. Porém, este tipo de experiência não está ao alcance de qualquer pessoa. O custo associado à viagem pode ser desde logo um entrave, uma vez que o valor pode exceder os milhões de dólares.

Além do custo, o turista espacial é submetido a uma série de testes físicos e médicos a fim de comprovar a sua aptidão, assim como um treino intensivo que simula as condições de adaptação à microgravidade encontrada nas naves espaciais em órbita.

A sensação de poder contemplar a terra desde o espaço, numa perspetiva exclusiva, a própria experiência em si, única e memorável, e o facto de poder dizer “eu já estive no espaço”, são os principais atrativos deste conceito de turismo, na opinião de quem o pratica.

Turista espacial

Foi em 1961 que o astronauta soviético Yuri Gagarin passou a ser o primeiro humano a orbitar a Terra numa viagem de 108 minutos. Depois de Yuri Gagarin vieram outros, incluindo Neil Armstrong e Buzz Aldrin, com a chegada do homem à Lua, em 1969. Ainda que nenhuma destas viagens tivesse qualquer objetivo turístico, apenas científico, entende-se que poderá ter estimulado e reforçado o conceito de turismo espacial.

Em 2001, Dennis Tito foi considerado o primeiro turista espacial, numa viagem de 10 dias, que o levou até à Estação Espacial Internacional. Além de Dennis Tito, Mark Shuttleworth, Charles Simonyi e Guy Laliberté, entre outros, foram também personalidades que tiveram oportunidade de experimentar e vivenciar esta experiência do turismo espacial. Em 2021, a Blue Origin, fundada por Jeff Bezos, pôs em órbita o foguetão New Shepard, levando quatro tripulantes ao espaço, incluindo o próprio Jeff Bezos e o seu irmão Mark Bezos. Já em 2022, a mesma empresa proporcionou mais uma experiência marcante a seis personalidades, incluindo Mário Ferreira, que se tornou o primeiro português a viajar no espaço.

O futuro do turismo espacial

Mesmo que o turismo espacial se tenha tornado uma realidade, e que seja um marco relevante no séc. XXI para o setor do turismo, ainda é um conceito inicial e em evolução.

É provável que este tipo de viagens continue a desenvolver-se, considerando a tendência de crescimento da procura, e também da oferta que as empresas de voos espaciais concedem. Porém, é importante realçar que este tipo de viagem ao espaço permanecerá dispendiosa – um fator preponderante no momento da decisão.

Por outro lado, o peso da questão ambiental, poderá condicionar o futuro deste segmento. A alternativa para viabilizar estas viagens poderia passar pelo uso de hidrogénio como combustível, mas a solução ainda colide com os custos de produção e armazenamento do gás.

A WTM Londres 2022 (7 – 9 Nov) vai apresentar uma palestra sobre o tema, explorando o potencial desta realidade para o setor do turismo. A sessão será conduzida pelo presidente da UKspace, Will Whitehorn, e pelo fundador do Virgin Group, Richard Branson.

Curiosidades relativas ao turismo especial em 2021

  • A Virgin Galactic, empresa fundada por Richard Branson, levou seis civis ao espaço num voo suborbital com piloto. A missão que ficou conhecida como Unity 22 teve a duração de 90 minutos.
  • A Blue Origin, empresa fundada por Jeff Bezos (proprietário da Amazon), levou a 20 de julho de 2021, através da missão NS-16, quatro pessoas ao espaço, incluído o próprio Jeff Bezos, num voo suborbital autónomo que durou 10 minutos.
  • A SpaceX, empresa fundada por Elon Musk, transportou quatro personalidades ao espaço num voo orbital que durou três dias. A missão, conhecida, como Inspiration4 foi a primeira a alcançar a órbita da Terra sem qualquer astronauta a bordo.
  • Uma das propostas mais recentes neste domínio é a cápsula Spaceship Netpune, da empresa Space Perspective, que, em vez de potentes propulsores, usa um balão para entrar em órbita e é movida a hidrogénio verde, não emitindo CO2. Espera-se que os voos possam ter início no final de 2024.

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt