Skip to main content

Se procura tranquilidade e quer evitar aglomerados, se pretende visitar vários pontos turísticos sem grandes confusões, se gosta de conviver e partilhar experiências com os locais sem pressas e se sonha viajar pelos quatro cantos do mundo sem despender excessivas quantias de dinheiro, optar pela época baixa é uma boa solução.  

Mas porquê viajar nestes momentos de menor procura? O IPDT listou 5 motivos pelos quais deve viajar nesse período: 

Atividade turística consideravelmente menor 

Para quem dispensa grandes confusões e multidões este motivo poderá ser o grande fator de decisão. Evitar filas nos aeroportos, nos mais variados pontos de atração turística, ou até mesmo nos restaurantes, são algumas das vantagens de viajar fora da época alta, permitindo dessa forma explorar, conhecer e registar com mais detalhe cada ponto do destino.  

Maior interação com os locais 

Quanto maior for a interação entre turistas e comunidade local maior é o impacto do turismo na qualidade de vida dos residentes, existindo também uma perceção diferente das inúmeras oportunidades que advêm da atividade. 

Muitas vezes, o número de turistas influencia o que se consegue visitar em determinado local, pelo que viajar em momentos de menor procura poderá proporcionar experiências mais autênticas e genuínas. A interação com a comunidade local poderá ser também mais valorizada, com acesso facilitado a tradições, cultura e história.  

Viagens mais acessíveis 

O fator preço pode ser decisivo na hora de escolher um destino que há muito faz parte dos planos, ou que se encontra no top da lista de destinos de eleição. Por vezes, os valores praticados no período de época alta podem tornar-se impraticáveis na hora de escolher um destino para as próximas férias. A menor procura de voos fora da época alta representa, também, maiores oportunidades para “encontrar” preços mais baixos para viajar para esses destinos de sonho. 

Alojamento mais económico 

Tal como acontece com os voos, os preços do alojamento nos estabelecimentos hoteleiros tendem a baixar devido ao decréscimo da procura nos meses de época baixa. Esta é uma estratégia utilizada por diversos alojamentos para atrair mais clientes, já que a quebra na atividade turística, em alguns casos, é muito elevada nos meses de época baixa. Com a diminuição da procura, o potencial para que as empresas personalizem mais a experiência de visita é maior, dando atenção ao detalhe e ao pormenor de cada cliente.  

Mitigar a sazonalidade do destino 

A sazonalidade é uma realidade que ameaça sobretudo a sustentabilidade social e económica dos destinos turísticos. Alguns destinos procuram minimizar o impacto da sazonalidade no território procurando medidas que ajudem a mitigar este fenómeno na atividade turística. Viajar em momentos de menor procura pode ser uma das formas de atenuar esta realidade e assegurar o equilíbrio socioeconómico dos destinos. 

A sazonalidade dos destinos turísticos, sobretudo os de baixa densidade demográfica, é um dos grandes entraves ao turismo e à atividade económica. Encontrar estratégias para esbater os efeitos da procura heterogénea ao longo do ano é uma das áreas de especialização do IPDT – Turismo e Consultoria. Num próximo artigo iremos partilhar algumas das estratégias de combate à sazonalidade que temos implementado nos nossos destinos clientes, e que se têm refletido no aumento de fluxos turísticos ao longo de todo o ano. Fique atento! 

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt