Num artigo recente, o IPDT avançou as 10 tendências de viagem para 2022, e uma das apontadas foi “Continuar à descoberta do próprio país”. Na verdade, muitos dos hábitos dos viajantes foram alterados devido à pandemia, uma vez que, as viagens internacionais ficaram impedidas ou limitadas e o receio das pessoas levou a que muitos optassem por viajar dentro do próprio país.
Consequentemente, o tipo de turismo e os destinos também se alteraram. Neste momento, os portugueses valorizam lugares mais calmos, longe da agitação, destinos de praia e natureza onde possam relaxar e promover o seu bem-estar.
As viagens dos portugueses
A eDreams revelou, em 2021, um estudo sobre a perceção dos portugueses em relação às viagens nos próximos meses. Segundo a pesquisa, para 59% dos inquiridos portugueses, a pandemia veio alterar o ambiente em que se sentem mais relaxados para passar férias. Assim, quatro em cada dez portugueses assinalaram que preferem estar sós nas férias do que antes da pandemia; em comparação com os 19% que, pelo contrário, preferem agora estar com mais pessoas do que anteriormente.
A maioria dos portugueses também diz preferir destinos mais tranquilos para as suas férias dos próximos meses: 31% tem preferência por férias remotas, longe dos locais urbanos; 24% tem vontade de fazer férias para relaxar e melhorar o seu bem-estar; e os destinos de praia e de natureza também constam nos planos, com uma adesão de 21% cada.
À medida que a vacinação avança e as restrições são levantadas, o viajante nacional deverá regressar às viagens, ainda que mantendo algumas cautelas. No que diz respeito às localizações e distâncias, deverá optar por destinos perto de casa, lugares onde haja contacto com a natureza ou praia, e onde possa usufruir de atividades de saúde e bem-estar.
Os turistas portugueses
De janeiro a outubro de 2021, segundo dados do INE, o número de hóspedes residentes em Portugal foi de 7 milhões, num total de 11 milhões de hóspedes. Quanto às dormidas, o mercado interno colaborou com 16 milhões, num universo de 31 milhões de dormidas, mais 31,9% que no ano anterior.
Os lugares mais procurados pelos portugueses, nos primeiros 10 meses de 2021, para dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico foram Albufeira, Lisboa, Portimão, Loulé, Funchal e Porto.
Experiências únicas em Portugal
Viajar em Portugal é, pois, uma tendência que veio para ficar e existem lugares únicos que vale a pena conhecer. Aqui ficam alguns exemplos de experiências, lugares e viagens que se podem fazer e visitar pelo nosso país:
– Rail Bike Marvão
– Cruzeiro pelo rio Douro
– Reserva Dark sky, Alqueva
– Road Trip Costa Vicentina
– Passeio de Moliceiro, Aveiro
– Caves Vinho do Porto, Gaia
– Passeio de Barco Rabelo, Porto
– Aldeias do Xisto
– 12 Aldeias Históricas de Portugal
– Termas de Portugal
– Tour Montanhas Mágicas
– Amanhecer na Montanha do Pico, Açores
– Caminhada numa levada, Madeira
Como podemos ajudar?
Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.
O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism
Contactos diretos
T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt
* Chamada para a rede nacional
** Chamada para a rede móvel nacional