A COVID-19 deu origem a mudanças radicais no estilo de vida das pessoas, alterações essas que levaram os consumidores a tomarem decisões que que vão ter consequências significativas nos próximos anos. A Euromonitor avançou por isso com algumas previsões que deverão impactar o consumo em 2022. Saiba quais neste artigo.
- Escassez na cadeia de abastecimento
As interrupções nas cadeias de abastecimento têm feito parte do dia-a-dia dos últimos tempos, o que tem motivado alterações no perfil de consumo. Esta escassez tem motivado a antecipação dos consumidores, que procuram agora ter sempre um plano alternativo para aceder aos produtos desejados, seja por via da tecnologia e compra online, serviços de assinatura, ou pela aquisição de produtos similares mais caros ou até mais baratos, em segunda mão ou alugados. É recomendado que as empresas invistam em fornecimento local e automatismos para superar os períodos de escassez, podendo ser necessário elevar os preços para compensar o investimento.
- Cuidar do planeta
Há cada vez mais pessoas sensibilizadas para um estilo de vida com vista a reduzir a pegada carbónica. Para chegar a estes consumidores, em número crescente, as empresas têm de apostar em produtos certificados e em informação clara e transparente. Os consumidores esperam que as marcas se posicionem neste sentido. Os créditos de carbono, usados para compensar emissões, são também uma tendência a considerar.
- Digitalização nos seniores
As gerações mais velhas estão cada vez mais à vontade com a tecnologia e o meio digital, pelo que as empresas devem considerar estes públicos e o seu poder de compra, promovendo soluções digitais simples, diretas e intuitivas.
- Gestão financeira democratizada
Os tempos recentes levaram a que os consumidores recorressem a aplicações para lidar com o dinheiro de forma inteligente. Há também muitas pessoas que conseguiram poupar durante os confinamentos. As empresas estão atentas a essa liberdade financeira recentemente descoberta, proporcionando recursos que dão ao consumidor maior controlo e confiança. As formas alternativas de pagamento, como as criptomoedas, são aspetos a considerar.
- Mudanças pessoais
Para muitos a pandemia foi sinónimo de recomeço, passando a valorizar mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Atividades e produtos que impactem de forma positiva
a saúde física e mental, como a capacidade de viajar e trabalhar remotamente, vão continuar a influenciar as decisões dos consumidores.
- Tecnologia do futuro
Os ambientes imersivos são cada vez mais uma realidade dos nossos dias. Agora a socialização on-line é a forma preferencial de entretenimento para muitos consumidores, particularmente os mais jovens. O marketing das empresas tem de estar preparado para atuar neste novo mundo digital.
- Comércio em segunda mão
Os consumidores querem economizar e minimizar a pegada ambiental, abrindo espaço para os marketplaces pessoa a pessoa. Os modelos de negócio estão a evoluir para programas de recompra, iniciativas que envolvam embalagens reutilizadas, ofertas de produtos recondicionados, etc.
- Procura pelo rural na cidade
As pessoas que vivem na cidade querem ter os benefícios de viver no campo de forma permanente. Comunidades espaçosas, verdes e sustentáveis vão estar no topo das escolhas dos consumidores. Por sua vez, outros preferem mesmo deslocar-se para zonas mais afastadas dos centros urbanos para ter melhor qualidade de vida. Esta tendência ganha público com a necessidade cada vez menor do trabalho estar vinculado à presença física no escritório.
- Individualidade e autenticidade
Inclusão, aceitação e bem-estar pessoal ditam agora os estilos de vida dos consumidores. A felicidade e realização pessoal são prioridades com as quais as empresas precisam de saber lidar, criando conexões emocionais profundas com os consumidores. As marcas estão a caminhar no sentido de quebrar estereótipos e convenções sociais, promovendo ofertas inclusivas.
- Regresso conflituoso à normalidade
Enquanto uns estão ansiosos por regressar à vida pré-pandemia, outros estão hesitantes. Políticas flexíveis e abordagens mistas por parte das empresas podem ser a melhor forma de responder a diferentes restrições e níveis de conforto dos consumidores.
Como podemos ajudar?
Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.
O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism
Contactos diretos
T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt
* Chamada para a rede nacional
** Chamada para a rede móvel nacional