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  1. Escassez na cadeia de abastecimento

As interrupções nas cadeias de abastecimento têm feito parte do dia-a-dia dos últimos tempos, o que tem motivado alterações no perfil de consumo. Esta escassez tem motivado a antecipação dos consumidores, que procuram agora ter sempre um plano alternativo para aceder aos produtos desejados, seja por via da tecnologia e compra online, serviços de assinatura, ou pela aquisição de produtos similares mais caros ou até mais baratos, em segunda mão ou alugados. É recomendado que as empresas invistam em fornecimento local e automatismos para superar os períodos de escassez, podendo ser necessário elevar os preços para compensar o investimento.

  1. Cuidar do planeta

Há cada vez mais pessoas sensibilizadas para um estilo de vida com vista a reduzir a pegada carbónica. Para chegar a estes consumidores, em número crescente, as empresas têm de apostar em produtos certificados e em informação clara e transparente. Os consumidores esperam que as marcas se posicionem neste sentido. Os créditos de carbono, usados para compensar emissões, são também uma tendência a considerar.

  1. Digitalização nos seniores

As gerações mais velhas estão cada vez mais à vontade com a tecnologia e o meio digital, pelo que as empresas devem considerar estes públicos e o seu poder de compra, promovendo soluções digitais simples, diretas e intuitivas.

  1. Gestão financeira democratizada

Os tempos recentes levaram a que os consumidores recorressem a aplicações para lidar com o dinheiro de forma inteligente. Há também muitas pessoas que conseguiram poupar durante os confinamentos. As empresas estão atentas a essa liberdade financeira recentemente descoberta, proporcionando recursos que dão ao consumidor maior controlo e confiança. As formas alternativas de pagamento, como as criptomoedas, são aspetos a considerar.

  1. Mudanças pessoais

Para muitos a pandemia foi sinónimo de recomeço, passando a valorizar mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Atividades e produtos que impactem de forma positiva

a saúde física e mental, como a capacidade de viajar e trabalhar remotamente, vão continuar a influenciar as decisões dos consumidores.

  1. Tecnologia do futuro

Os ambientes imersivos são cada vez mais uma realidade dos nossos dias. Agora a socialização on-line é a forma preferencial de entretenimento para muitos consumidores, particularmente os mais jovens. O marketing das empresas tem de estar preparado para atuar neste novo mundo digital.

  1. Comércio em segunda mão

Os consumidores querem economizar e minimizar a pegada ambiental, abrindo espaço para os marketplaces pessoa a pessoa. Os modelos de negócio estão a evoluir para programas de recompra, iniciativas que envolvam embalagens reutilizadas, ofertas de produtos recondicionados, etc.

  1. Procura pelo rural na cidade

As pessoas que vivem na cidade querem ter os benefícios de viver no campo de forma permanente. Comunidades espaçosas, verdes e sustentáveis vão estar no topo das escolhas dos consumidores. Por sua vez, outros preferem mesmo deslocar-se para zonas mais afastadas dos centros urbanos para ter melhor qualidade de vida. Esta tendência ganha público com a necessidade cada vez menor do trabalho estar vinculado à presença física no escritório.

  1. Individualidade e autenticidade

Inclusão, aceitação e bem-estar pessoal ditam agora os estilos de vida dos consumidores. A felicidade e realização pessoal são prioridades com as quais as empresas precisam de saber lidar, criando conexões emocionais profundas com os consumidores. As marcas estão a caminhar no sentido de quebrar estereótipos e convenções sociais, promovendo ofertas inclusivas.

  1. Regresso conflituoso à normalidade

Enquanto uns estão ansiosos por regressar à vida pré-pandemia, outros estão hesitantes. Políticas flexíveis e abordagens mistas por parte das empresas podem ser a melhor forma de responder a diferentes restrições e níveis de conforto dos consumidores.

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