Skip to main content
Quem são?

A Geração Z inclui os nascidos entre 1995 e 2010. Atualmente são, na sua maioria, menores de idade que ainda vivem com os pais. São a geração do futuro e, apesar de ainda estar em formação, começa já a ser estudada pelas empresas. Os Z sucedem aos Millennials, aquela que afirmavam ser a geração mais preparada de sempre. Se os Millennials acreditavam que o mundo estava cheio de possibilidades para alcançar e de sonhos para realizar, os Z são bem mais realistas e práticos, e parecem utilizar todos os meios ao seu dispor para alcançar objetivos. Trata-se de uma geração inovadora, dinâmica, empreendedora e criativa.

Setor do turismo

O uso da tecnologia é crucial para este tipo de consumidores. As redes sociais e o uso da internet, em geral, constituem meios de socialização muito importantes para esta geração, uma vez que, além de estarem em contacto quase permanente com conhecidos e amigos, dedicam também parte do seu tempo a pesquisar informações de destinos e novos produtos em diferentes plataformas.

Conscientes do crescente desempenho da tecnologia e dispositivos móveis, e de forma a responder às necessidades e exigências deste público, várias cadeias hoteleiras consideram importante ter em conta, por exemplo, a Internet of Things, desenvolvendo ações que possibilitem aceder aos diferentes serviços que oferece o hotel. Controlar dispositivos nos quartos com o telemóvel ou oferecer um serviço mais personalizado utilizando os bots (através dos quais o cliente pode consumir serviços do hotel em modo de “conversação”) são outras atividades que algumas cadeias hoteleiras estão a implementar.

As companhias aéreas também estão atentas a esta geração, pelo que a bordo dispõem de um conjunto de entretenimento, filmes, jogos, sistemas de carga e acesso gratuito à wifi. Outra caraterística fundamental que as companhias áreas têm em atenção é o preço, uma vez que esta geração controla muito bem o mundo digital e as compras online. Procuram a oferta mais proveitosa tendo em conta o tipo de viagem que pretendem realizar.

De forma a dar resposta a este público, é importante que as empresas desenvolvam estratégias de inovação adequadas, uma vez que estes consumidores exigem, constantemente, novos produtos.

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt