Skip to main content

Através do estudo desenvolvido pelo IPDT, a partir de dados recolhidos no Aeroporto do Porto, foi possível traçar o perfil do turista Millennial que viaja para o Porto e Norte de Portugal, salientando-se 6 caraterísticas deste turista:

Procuram sol e mar e shortbreaks

Tal como a maioria dos turistas do PNP, os turistas millennial viajam motivados principalmente pelo Sol e Mar e Shortbreaks, dando menos importância ao Touring.

Valorizam o preço

Os Millennials valorizam mais o preço no momento da escolha do PNP do que outros turistas, sendo este fator o 3º mais decisivo para a sua escolha do PNP enquanto destino. Estes turistas utilizam maioritariamente a internet para pesquisar informação, sendo os que utilizam mais o website Tripadvisor. Reservam maioritariamente pela internet, e apenas 7% afirmam recorrer a agências de viagens/operadores turísticos para reservar a viagem, sendo este número muito menos expressivo que noutros segmentos.

Gostam de animação noturna

As principais atividades realizadas no destino são consensuais entre Millennials e turistas de outras faixas etárias, dando primazia à gastronomia, às compras e à praia, respetivamente. A diferença entre estes dois grupos incide na animação noturna que é realizada por 35% dos Millennials, sendo a 4ª atividade mais praticada pelos mesmos.

Gastam menos

Os turistas Millennials gastam menos no PNP – cerca de 467€ face aos 643€ de outros segmentos. Observando o gasto em alojamento por turista a tendência mantém-se, com os Millennials a gastarem em média menos 137€.

Têm um perfil sociodemográfico distinto

Os Millennials que viajam para o PNP distinguem-se dos demais por serem maioritariamente solteiros, viverem sozinhos e possuírem rendimentos menores. O seu rendimento médio mensal situa-se nos 2842€, sensivelmente 1000€ abaixo dos outros turistas.

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt