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Com a evolução das plataformas, e o surgimento de novas ferramentas e possibilidades, surgem algumas tendências que deverão marcar o panorama das redes sociais em 2017. A indústria turística deve estar sensível às transformações que de seguida analisamos:

Vídeo em tempo real

Aplicativos como o Periscope, Facebook, Instagram e Twitter transmitem vídeo ao vivo desde o final de 2016. O live stream oferece inúmeras novas possibilidades aos destinos, contribuindo para aumentar o interesse do turista.

Ferramentas de mensagens instantâneas

Aproximadamente 3,5 mil milhões de utilizadores recorrem a aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp, Facebook Messenger, etc. A personalização na comunicação individual permite cativar e fidelizar. Muitos grupos hoteleiros já perceberam a importância desta ferramenta, oferecendo ao cliente atendimento 24 horas. O aplicativo permite ao hóspede fazer reservas, perguntas e obter recomendações de viagem.

Ferramenta de marketing

As já referidas aplicações oferecem alternativas ao comercio tradicional. Em 2017, a colaboração comercial entre o destino turístico e as empresas locais através das redes sociais volta a revelar-se um desafio.

Realidade virtual

A realidade virtual está cada vez mais presente. Um relatório de 2016 da KPCB prevê que o streaming de vídeo venha a representar quase 75% de todo o tráfego da internet. Neste sentido, a realidade virtual pode oferecer a experiência de imersão que outros formatos não dispõem.

Publicidade em dispositivos móveis

As receitas em publicidade nas redes sociais continuam a crescer. O Facebook obteve receitas de 7 mil milhões de dólares em 2016, tendo 80% do valor correspondido a anúncios para dispositivos móveis. Por outro lado, o Twitter recebeu 90% da sua receita por esta via. Com estes dados, os destinos turísticos devem considerar o potencial da publicidade em redes sociais e facilitar o trabalho dos técnicos no uso dessas ferramentas.

Inteligência artificial, uma realidade

Os bots inteligentes estão em crescimento. As redes sociais estam cada vez mais dotadas de inteligência artificial para satisfazer a exigência dos utilizadores que não querem esperar por uma resposta, permitindo a recolha de dados essenciais para a satisfação das exigências dos consumidores. No entanto, a tendência para 2017 é que a análise de dados seja realizada de forma cada vez mais eficaz, prestando uma resposta imediata ao consumidor.

Agora que já conhece as seis tendências para as redes sociais em 2017, é tempo de avaliar o desempenho e realinhar as estratégias!

Como podemos ajudar?

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