Skip to main content

Sobre nós

No IPDT, acreditamos que o sucesso do turismo começa com as pessoas.

Detemos uma equipa multidisciplinar com uma missão clara: desenvolver estratégias inovadoras para um turismo mais sustentável, competitivo e orientado para o futuro. Especialistas no setor, combinamos planeamento estratégico, marketing, design e comunicação, sustentabilidade e inovação para ajudar destinos e organizações a crescer.

António Jorge Costa

CEO | Estratégia e Desenvolvimento Turístico

António Jorge Costa é licenciado em Gestão e Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Planeamento Estratégico pela Universidade de Surrey, Reino Unido. É co-fundador e presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo - IPDT (www.ipdt.pt).

É Global Trends Editor do Worldwide Hospitality and Tourism Themes Journal, revista académica do Grupo Emerald; membro do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial do Turismo, do Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto, e da direção da Associação do Turismo do Porto.

De janeiro de 2017 a julho de 2019 desempenhou funções de Tourism Strategy Development Specialist, no World Bank Group, com responsabilidade pelo desenvolvimento do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de São Tomé e Príncipe.

Na área académica, foi Professor de Gestão Estratégica, Diretor do Programa de Doutoramento em Ciências
Empresariais e Pró-reitor Académico da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

Das atividades académicas desenvolvidas, destacam-se as seguintes: Professor / Investigador convidado: Bournemouth University e University of Surrey (Reino Unido); Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade dos Açores, ISCTE / INDEG Business School, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Internacional de Formação em Turismo e Hotelaria - IHTTI (Neuchatel, Suíça), Universidade Luterana do Brasil e Universidade Católica de Fortaleza (Brasil).

Editor Regional, Europa do Sul e América Latina, do International Journal of Contemporary Hospitality Management (Emerald), de 1997 a 2013.

Diretor Regional do Projeto Worldwide Hospitality and Tourism Trends - WHATT, patrocinado pela HCIMA (Reino Unido), com o objetivo de desenvolver pesquisa aplicada e consultoria nas áreas do turismo, aviação comercial, hotelaria e viagens, integrando centros de investigação em todos os continentes.

Membro do Comité de Avaliação Externa da Fundação das Universidades Portuguesas (Ministério da Educação).

Publicou ativamente em revistas e atas de conferências internacionais (mais de uma centena de artigos), incluindo três livros académicos nas áreas da gestão, marketing e turismo. Foi revisor (peer reviewer) para jornais académicos como: Management Decision, International Journal of Hospitality Management, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Annals of Tourism Research e The Academy of Management.

Desempenhou funções de diretor de marketing e vendas e gestor de grupo de produtos em dois dos maiores grupos económicos em Portugal antes de ingressar no mundo académico. Continua a desenvolver investigação aplicada e consultoria, tendo prestado serviços de consultoria para entidades como: British Council, , Grupo Accor/Amorim, Grupo Vila Galé, Sheraton, TAP Portugal, Observatório de Turismo dos Açores, Ministério de Turismo e Energia de Cabo Verde, Gabinete do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ministério da Hotelaria e Turismo de Angola, Governo Regional dos Açores, Governo Regional da Madeira, Direção Geral do Turismo de São Tomé e Príncipe, Grupo Banco Mundial, PNUD, UNCTAD e OMT.

Foi membro do International Board of Advisers do Instituto de Turismo e Hotelaria do Ministério do Turismo de Sri Lanka; do Conselho Setorial do Turismo do Ministério da Economia e Inovação, Portugal; e do Conselho Estratégico da Associação Portuguesa da Hotelaria (AHP).

Em setembro de 2011, juntamente com a equipa do IPDT, recebeu a Medalha de Mérito Turístico do Governo Português por serviços relevantes prestados ao Sector de Turismo.

João Gomes

João Gomes

Diretor Executivo | Desenvolvimento Sustentável e Market Research

É Licenciado e Doutorado em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É fundador e Diretor Executivo do IPDT.

Iniciou a sua carreira profissional como gestor de grande valor no grupo SONAE, Portugal, trabalhando na área da gestão da qualidade. Foi professor convidado em Market Research no ISCTE, Portugal e de 1997 a 2012 foi Professor Associado na Universidade Fernando Pessoa. Orientou teses de mestrado e doutoramento em Portugal e no Brasil, publicou dois livros e vários artigos científicos. Coordenou diversos Estudos de Mercado realizados pelo IPDT e participou na elaboração Planos Estratégicos e de Marketing para clientes públicos e privados. Desde 2002, tem estado ativamente envolvido no desenvolvimento, organização, implementação e avaliação de programas de certificação de sustentabilidade de empresas e destinos turísticos.

Possui uma vasta experiência em investigação aplicada no setor do turismo, sendo Professor de Química, Estatística, Métodos Quantitativos, Ferramentas da Qualidade e Pesquisa de Mercado.

Desde 1999 tem coordenado diversos projetos de consultoria, pesquisa de mercado e formação para empresas e instituições de renome internacional no setor do turismo. É Project Leader nas Assessorias ao Governo dos Açores, Governo da Madeira e Municípios de Melgaço e Guimarães, para a certificação sustentável destes destinos pela EarthCheck, entidade certificadora acreditada pelo GSTC (Conselho Global para o Turismo Sustentável).

Como especialista em processos de certificação, e conhecedor das diferentes normas nacionais e internacionais de certificação, nomeadamente de sustentabilidade e património, é o coordenador do IPDT para esta área.

Mónica Montenegro

Mónica Montenegro

Diretora Executiva | Marketing e Desenvolvimento

É Licenciada em Marketing, Pós-graduada em European Tourism Management e Mestre em Gestão. Fez um MBA no Reino Unido e foi consultora de grupos multinacionais a operar nos setores farmacêutico, eletrónico, petroquímico e turístico, onde coordenou e desenvolveu projetos nas áreas de serviço ao cliente e comportamentos de consumo; planeamento estratégico; e marketing e comunicação.

Foi docente e investigadora nas Universidades de Bournemouth e Surrey, no Reino Unido, tendo desenvolvido ações de educação contínua e action learning a nível de formação graduada e pós-graduada.

Atua no setor do turismo desde 2000, sendo fundadora do IPDT (www.ipdt.pt), membro afiliado da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, especializada em pesquisa e consultoria no setor do turismo.

Atualmente é diretora executiva do IPDT para a área de Marketing e Desenvolvimento; é Diretora de marketing do Anuário ‘O Turismo em’; e editora do número especial anual da revista WHATT (World Hospitality and Tourism Themes

Áreas de especialização: gestão de destinos turísticos, planos estratégicos de marketing turístico, branding de destinos, desenvolvimento de produtos e experiências, destinos turísticos sustentáveis, envolvimento da comunidade (residentes e agentes económicos), estratégia e comunicação digital.

Detém uma vasta experiência no setor do turismo, adquirida através da coordenação e execução de projetos de consultoria para clientes nacionais e internacionais, dos setores público e privado, centrando a sua intervenção no desenvolvimento de destinos e empresas turísticas – criação de produto, captação de mercados, atração de investimento e estratégias de branding). A sua intervenção assume-se como uma intermediação entre o desenvolvimento estratégico e a implementação de ações, avaliadas no sentido da concretização de metas e superação de resultados.

Daniel Costa

Daniel Costa

Desenvolvimento Turístico, Estratégia Digital e Gestão de Projeto

É licenciado em Turismo pelo ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, Porto, Portugal; e Mestre em Gestão e Planeamento do Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal.

Entre 2015 e 2017 trabalhou como consultor especialista em diversos projetos na área da acessibilidade e mobilidade para todos, turismo acessível, planeamento urbano e mobilidade urbana sustentável. Participou na elaboração de 7 Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (6 Comunidades Intermunicipais + Área Metropolitana do Porto). Liderou a equipa que criou os primeiros 20 itinerários turísticos acessíveis em Portugal, em conjunto com o Turismo de Portugal, projeto que foi elogiado pela União Europeia, e que foi um importante contributo para o prémio “Destino de Turismo Acessível” (OMT), vencido por Portugal em 2019.

Desde 2018, é consultor sénior do IPDT® nas áreas de Consultoria e Investigação, coordenando a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento turístico e processos de gestão e inscrição de património. A sua experiência assenta numa base sólida de gestão de projetos de envolvimento comunitário.

Integra, desde 2019, a equipa de especialistas do IPDT responsável pela Certificação Internacional de destinos turísticos, tendo participado ativamente na certificação dos Açores, da Madeira, de Melgaço e mais recentemente de Guimarães.

Foi coordenador técnico de duas edições do projeto “ALA + T - Qualificar para o Turismo”, desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal. Este projeto contou com a presença de 230 decisores turísticos de 108 municípios portugueses entre 2018 e 2020.

Liderou a equipa técnica dos projetos: Lugares Património Mundial do Centro de Portugal (2019); Boas Práticas e Orientações para a Certificação do Património da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (2019); Inscrição do Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro no Património Cultural Imaterial/inventário nacional(2022/2023); Arte Xávega e Cultura Artesanal - Valorização do Património Identitário da Região de Aveiro (2022/2023); e Inscrição do Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro no Património Cultural Imaterial/UNESCO (2021/2022).

Paralelamente assume responsabilidades na gestão interna de equipas, coordenando o fluxo de trabalho entre diferentes áreas e garantindo a eficiência na execução dos projetos.

Ana Pimentel

Ana Pimentel

Design de Comunicação

Licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e especializada em Design Gráfico e Projetos Editoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Com uma trajetória consolidada no setor do turismo e da cultura, tem desenvolvido projetos de identidade visual, design editorial, web design e museografia para diversas entidades públicas e privadas.

Entre 2016 e 2020, trabalhou como Designer Gráfica em projetos turísticos e culturais do setor público, acumulando experiência no desenvolvimento de identidades visuais, exposições e projetos editoriais. Destacam-se a imagem dos 500 anos da Cidade de Tavira e respetivo projeto museográfico, a identidade gráfica do Museu Municipal de Alcoutim, a exposição permanente da Dieta Mediterrânica, a exposição temporária dos 100 anos de Quarteira e as ilustrações dos Guias de Tavira.

Desde 2020, integra a equipa do IPDT, onde é responsável pela coordenação criativa da imagem institucional da empresa e pelo design dos diversos projetos editoriais, com especial destaque para a Revista de Tendências Turismo Em, uma publicação de referência no setor. Tem desenvolvido projetos de relevância no setor turístico, nomeadamente a identidade da marca turística de Vila Nova de Gaia, da Grande Rota 50 Peneda-Gerês, do projeto de experiências turísticas da Ria de Aveiro - Ria Viv’arte e do processo de candidatura do Barco Moliceiro à UNESCO. Assumiu igualmente o design da marca Madeira Tão Sustentável e de Melgaço + Sustentável, bem como da campanha de promoção da Reserva da Biosfera Gerês-Xurés. Na área editorial, destacam-se os mapas turísticos e guias de Melgaço, as brochuras “Porto Region” e o livro “Barco Moliceiro - uma herança da Ria”.

Conta ainda com um portfólio significativo em web design, tendo desenvolvido projetos como Cá no Minho, Barcelos pelas mãos dos Mestres, I do! Braga, Threads of Gold - Póvoa de Lanhoso, Go2Nature, Discover Melgaço e Ria Viv’arte.

Paralelamente, é responsável pela produção de conteúdo editorial estratégico para o Blog IPDT.

Joana Teixeira

Joana Teixeira

Comunicação e Planeamento Territorial

É licenciada em Geografia e Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Sendo também Pós-graduada em Comunicação, Marketing e Relações Públicas pela Escola de Jornalismo do Porto.
Atualmente é consultora do IPDT nas áreas de Planeamento Territorial, Comunicação e Sustentabilidade.

Desde 2021, integra a equipa de especialistas do IPDT responsável pela Certificação Internacional dos Açores, Madeira, Melgaço como destinos turísticos sustentáveis, sendo esta uma das suas áreas de intervenção.

A Joana colabora ativamente no desenvolvimento de estudos de mercado e projetos relacionados com Planeamento Turístico, Análise e Ordenamento do Território, Investigação, Estatística, Certificações de Sustentabilidade e Redes internacionais de MICE e Leisure.

Paralelamente encontra-se responsável pela gestão e produção de conteúdo editorial direcionado a diferentes públicos e canais de comunicação.

Marcília Almeida

Marcília Almeida

Marketing Digital e Web Development

Colabora com o IPDT desde março de 2003. Com formação em Marketing Digital desde 2020, iniciou o seu percurso profissional na área de análise e recolha de dados, desenvolvendo projetos de monitorização e estudos de mercado no setor do turismo.

Ao longo da sua trajetória no IPDT, evoluiu para a área de Web Development, especializando-se na gestão de back-end e no backoffice de websites e plataformas digitais, aliando uma forte componente de Marketing Digital e SEO. A sua experiência abrange a integração de bases de dados e a gestão de WordPress e WooCommerce, assegurando a configuração técnica e otimização dos websites para motores de busca.

Além do desenvolvimento web, é responsável pela configuração e gestão de plataformas de inquéritos, email marketing, automação de campanhas digitais e pela gestão de Social Media Ads e Google Ads. A sua experiência em Search Engine Optimization (SEO) garante que os projetos digitais desenvolvidos maximizem a sua visibilidade e impacto online.

Destaca-se a sua colaboração no desenvolvimento dos websites Sustainable Azores, Discover Melgaço, Cá no Minho, Barcelos pelas mãos dos Mestres, I do! Braga, Threads of Gold - Póvoa de Lanhoso, Go2Nature e Ria Viv'arte, onde alia a estrutura técnica à maximização da performance digital. Tem ainda um papel fundamental na operação e monitorização de campanhas de Google Ads e Meta Ads para o Museu FC Porto, o Alto Minho e a marca Mondego-Bussaco. Adicionalmente, é responsável pela gestão da Loja Online do IPDT em WooCommerce.

Paralelamente, na área de análise e recolha de dados, coordena a gestão do Barómetro do Turismo, um projeto que acompanha a evolução do setor através da auscultação de mais de 160 decisores do turismo em Portugal. Entre 2015 e 2025, participou na recolha e análise mensal de dados do estudo sobre o Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal, contribuindo para a caracterização detalhada dos visitantes da região. Além disso, tem colaborado em diversos estudos de mercado, analisando perfis de turistas, notoriedade de destinos e avaliação e monitorização de eventos para entidades como a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o Município de Vagos, o Turismo do Centro de Portugal e o Futebol Clube do Porto.

Ana Pimentel

Daniela Alves

Gestão Administrativa e Financeira

É licenciada em Gestão de Empresas e colabora com o IPDT desde Março de 2005, ao nível da gestão administrativa e financeira da empresa, acumulando as funções na área de Market Research.

A sua experiência no setor do turismo centra-se nos estudos de mercado, que lhe concedem um profundo conhecimento das dinâmicas do setor a nível nacional e internacional. Tem participado na realização de vários estudos do IPDT, nomeadamente, o estudo do Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal.

Além deste, tem participado em vários trabalhos de recolha e análise de dados de estudos associados a projetos de desenvolvimento turístico dos setores público e privado, onde se destacam: perfis de turistas, notoriedade de destinos, avaliação e monotorização de eventos e impacto mediático de ações de comunicação online e offline. Tem estado envolvida em projetos para clientes como a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro; a Turismo Centro de Portugal; o Museu do Futebol Clube do Porto; a Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, entre outros.

Fábio Caldeira

Planeamento Turístico

É licenciado em Turismo pelo ISLA Gaia e Mestre em Turismo, Território e Patrimónios pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente é, consultor do IPDT na área de Planeamento Turístico.

O Fábio tem dedicado a sua carreira ao setor do turismo e ao desenvolvimento sustentável de destinos turísticos. Atualmente, no IPDT, colabora ativamente em projetos de market research e planeamento turístico para destinos, além de integrar a equipa de trabalho responsável pela Certificação Internacional dos Açores e da Madeira como destinos turísticos sustentáveis pela norma da EarthCheck.

Marcília Almeida

Márcia Lopes

Design e Marketing Digital

Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Márcia é especializada em Design Gráfico, Editorial e Branding.

Atualmente, integra a equipa de Comunicação e Marketing Digital do IPDT, desenvolvendo peças criativas, desde publicações a vídeos, que divulgam as diferentes dinâmicas, projetos e iniciativas da equipa.

Entre os trabalhos desenvolvidos recentemente, destacam-se a construção da Identidade Visual da marca turística de Albufeira, o desenvolvimento de materiais de comunicação para a promoção do município de Vila Nova de Gaia, a gestão e monitorização das redes sociais da marca turística Mondego-Bussaco e a edição da Agenda Turística do IPDT.

Ana Pimentel

Ana Ferreira

Sustentabilidade

É licenciada e Mestre em Bioengenharia Molecular pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente, é consultora no IPDT na área da Sustentabilidade.
Atua no desenvolvimento de projetos nas áreas da sustentabilidade e desenvolvimento turístico sustentável. Integra a equipa de trabalho responsável pela Certificação Internacional de destinos turísticos e empresas sustentáveis pela norma da EarthCheck, tendo feito parte da equipa responsável pela conquista do nível I de Ouro desta certificação para a Região Autónoma dos Açores.