António Jorge Costa é licenciado em Gestão e Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Planeamento Estratégico pela Universidade de Surrey, Reino Unido. É co-fundador e presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo - IPDT (www.ipdt.pt).
É Global Trends Editor do Worldwide Hospitality and Tourism Themes Journal, revista académica do Grupo Emerald; membro do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial do Turismo, do Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto, e da direção da Associação do Turismo do Porto.
De janeiro de 2017 a julho de 2019 desempenhou funções de Tourism Strategy Development Specialist, no World Bank Group, com responsabilidade pelo desenvolvimento do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de São Tomé e Príncipe.
Na área académica, foi Professor de Gestão Estratégica, Diretor do Programa de Doutoramento em Ciências
Empresariais e Pró-reitor Académico da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.
Das atividades académicas desenvolvidas, destacam-se as seguintes: Professor / Investigador convidado: Bournemouth University e University of Surrey (Reino Unido); Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade dos Açores, ISCTE / INDEG Business School, Universidade Católica Portuguesa, Instituto Internacional de Formação em Turismo e Hotelaria - IHTTI (Neuchatel, Suíça), Universidade Luterana do Brasil e Universidade Católica de Fortaleza (Brasil).
Editor Regional, Europa do Sul e América Latina, do International Journal of Contemporary Hospitality Management (Emerald), de 1997 a 2013.
Diretor Regional do Projeto Worldwide Hospitality and Tourism Trends - WHATT, patrocinado pela HCIMA (Reino Unido), com o objetivo de desenvolver pesquisa aplicada e consultoria nas áreas do turismo, aviação comercial, hotelaria e viagens, integrando centros de investigação em todos os continentes.
Membro do Comité de Avaliação Externa da Fundação das Universidades Portuguesas (Ministério da Educação).
Publicou ativamente em revistas e atas de conferências internacionais (mais de uma centena de artigos), incluindo três livros académicos nas áreas da gestão, marketing e turismo. Foi revisor (peer reviewer) para jornais académicos como: Management Decision, International Journal of Hospitality Management, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Annals of Tourism Research e The Academy of Management.
Desempenhou funções de diretor de marketing e vendas e gestor de grupo de produtos em dois dos maiores grupos económicos em Portugal antes de ingressar no mundo académico. Continua a desenvolver investigação aplicada e consultoria, tendo prestado serviços de consultoria para entidades como: British Council, , Grupo Accor/Amorim, Grupo Vila Galé, Sheraton, TAP Portugal, Observatório de Turismo dos Açores, Ministério de Turismo e Energia de Cabo Verde, Gabinete do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ministério da Hotelaria e Turismo de Angola, Governo Regional dos Açores, Governo Regional da Madeira, Direção Geral do Turismo de São Tomé e Príncipe, Grupo Banco Mundial, PNUD, UNCTAD e OMT.
Foi membro do International Board of Advisers do Instituto de Turismo e Hotelaria do Ministério do Turismo de Sri Lanka; do Conselho Setorial do Turismo do Ministério da Economia e Inovação, Portugal; e do Conselho Estratégico da Associação Portuguesa da Hotelaria (AHP).
Em setembro de 2011, juntamente com a equipa do IPDT, recebeu a Medalha de Mérito Turístico do Governo Português por serviços relevantes prestados ao Sector de Turismo.